Teatro Art'Imagem

Estrutura financiada pela Ministério da Cultura / DG Artes, fundada em 1981, integra actualmente três gerações de profissionais. Tem a sua sede no Porto, e através de um protocolo com a Câmara Municipal da Maia é responsável pela programação do Auditório da Quinta da Caverneira, em Águas Santas.

Estreamos, em média, três espectáculos por ano. Um novo autor contemporâneo, a revisitação de um clássico e a adaptação de um grande autor da literatura universal para jovens, constituem o vértice da criação artística. O recurso a diversas disciplinas teatrais e o diálogo com as novas linguagens são também caminhos para a captação e diversificação de públicos. Nos últimos anos os autores contemporâneos representados têm sido maioritariamente de língua portuguesa.

Os nossos espectáculos têm estreias e temporadas no Porto e na Maia e são levados a todo o território nacional, com uma média de 120 representações anuais e participações em vários festivais de teatro. Nos anos 80 fizemos 15 digressões internacionais (várias vezes por Espanha, Bélgica, Checoslováquia, França, Áustria e Alemanha). Nos anos 90 realizamos 16 digressões (por França, Espanha, Bélgica, Inglaterra e Dinamarca). Desde o ano 2000 já fizemos mais de duas dezenas de digressões a Espanha, Brasil, Cabo Verde e França.

Desde 1982 organizamos o terceiro festival mais antigo do país, o "Fazer a Festa - Festival Internacional de Teatro", por onde já passaram as mais representativas companhias nacionais e galegas, várias companhias brasileiras e muitas outras de países europeus.

Desde 1994, em colaboração com a Câmara Municipal da Maia, organizamos anualmente o Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia, onde programamos os melhores espectáculos deste género, de Portugal e de Espanha, e por onde passaram já também companhias do resto da Europa, América, África e Oceânia.

Além da "Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores da Maia" que a companhia organiza desde 2008, temos actividades regulares de formação teatral para crianças, jovens e seniores e somos responsáveis pela Programação Regular de Teatro do Auditório da Quinta da Caverneira, em colaboração com a CM Maia.

A partir de 2009 organizamos o "MAD - Mostra Anual de Dramaturgia".

José Leitão (10-nov-1945)

Fundador e Director Artístico do Teatro Art'Imagem desde 81. Director Artístico do Festival Fazer a Festa desde 82 e do Festival Internacional Teatro Cómico Maia desde 94.
Encenação e dramaturgia na companhia: 42 peças, destacando-se textos de Shakespeare, Régio, Eça, Homero, Sophia, Cervantes, António Pedro, Gil Vicente, António José da Silva, Jorge de Sena, Júlio Verne, M. Darwich, Tolstoi, Luisa Neto Jorge, Tchalé Figueira.
Noutras companhias profissionais: Cervantes, Ruzante (Teatro das Beiras), Gil Vicente, Garrett (Novo Teatro Construção). Em grupos teatro amador e escolares: Luísa Costa Gomes, Camilo, Tchekov, Gorki, Saint Exupery, Wilde, Andersen, no Porto, Matosinhos, Gondomar, Póvoa, Paredes, Gaia e Seixal.
Actor: Começou no teatro amador nos anos 60. Até 2001 actuou em todas as peças da companhia. Ultimamente actua pontualmente.
Associativismo teatral: Membro do STE, da Plateia e GDA. Foi Presidente do CPTIJ. Da direcção da APTA, membro da UNIMA/-P e APED.
Livros, Revistas, Jornais e Rádio: Publicou os livros “O Teatro do Nosso Contentamento” (2005) e “Não Matem o Mandarim e Que Relíquia” (2008). É colaborador regular da “RGT - Revista Galega de Teatro”. Foi director e redactor da Revista "Cadernos Fazer a Festa" e "Teatro". Em 1989 e 1990 escreveu sobre teatro no diário "Primeiro de Janeiro". Apresentou um programa de teatro na Rádio Caos, Porto e numa Rádio local de Paredes.
Programador: tem-se deslocado para ver espectáculos e participar em colóquios em diversos Festivais e Feiras de Teatro em Espanha, França, Itália, Holanda, Bélgica, Escócia, Irlanda, Inglaterra, Alemanha, Dinamarca, Grécia, Turquia, Chile, Brasil, Canadá, Argentina, Perú, México, Costa Rica, Belize, Guatemala, Cuba, Rússia, Ucrânia, Roménia, Japão, Índia, Nepal e Austrália.
Cinema/TV: Actor em filmes de Joaquim Manso, José Carlos Oliveira, em curtas metragens e nas séries de TV "Os Andrades" e "Clube Paraíso".
Formação artística: 1º/2º ano Curso Sup. Teatro da Coop. Árvore. Estágio no Centro Dramático de Teatro para a Infância e Juventude, em Sartrouville. Acções de formação com companhias inglesas "Living Theatre", "Welfare State International", "Word & Action". Técnicas de Mimo, com Pierre Richy e Jean Luc Galmische. De encenação com Cláudio Hochman. De clown e formas orientada com Tanxarina, Galiza. De construção de espectáculos de rua com João Brites e Valentim Lemos. Frequentou na Escola de Circo Fool-Time, em Bristol, curso de Teatro de Rua e de Circo, orientado por Bim Mason. Frequentou no ACARTE – Fundação Calouste Gulbenkian o curso “Equilíbrio, Desequilíbrio”, com Rossella Terranova. Frequentou inúmeras acções de formação realizados pelo Göethe Institut, TNSJ, Dramat, Inst. Francês e outras instituições nacionais, em festivais internacionais na Bélgica, Espanha, Brasil e Canadá.
Formador teatral: em associações de portugueses em França, jovens europeus em Bona, escolas em Bristol, em centros culturais no Brasil. Em Portugal, em escolas, com crianças, jovens em risco e idosos. Dirige a Oficina Teatro da Maia.
Dirigiu o gabinete de Teatro da FAJDP. Credenciado do IEFP, leccionando Animação Cultural, Expressão Dramática e Teatro. Dirigiu Oficinas de Teatro de Rua, no GRETUA, Aveiro, no Mindelact, Cabo Verde, na Feria Teatro de Castilla/Leon, Espanha.

Pedro Carvalho (17-abr-1965)

Director desde 85, na qual é actor residente, encenador, designer de luz, monitor de expressão dramática e dir. técnico dos seus Festivais. Actor em 52 peças; Encenador em 23 criações; Designer Luz em 41 peças sob o nome Leunam Ordep.
Principais cursos/orientadores: Mimo e Clown: Pierre Richy; Jean Luc Galmische; Loco Brusca. Objectos/Teatro Sombras: Stephen Motren, Roberto Merino, Silvino Fernandes.
Movimento/Dança: Francisco Camacho; Empar Rosselö; Peter Michael Dietz; Rui Nunes; Ana Borges; Ana Figueira. Oficinas Construção Espectáculo: João Brites; Cláudio Hochman; Carlos Curto; Bim Mason; Valentim Lemos; José Carretas; Alan Richardson; José Leitão.
Como actor, trabalhou, p.ex., com os encenadores Alan Richardson, Alberto Magassela, António Capelo, Carlos Curto, Cláudio Luchesi, Helen Cocker, Eduardo Rodriguez, J. Brites, José Abreu Fonseca, J. Carretas, José Caldas, José Leitão, José Martins, Luís Mestre, Miguel Borines, Paulo Castro, Ricardo Alves, R. Merino, Rogério Carvalho, Valentim Lemos, Victor Valente, William Gavião.

José Lopes (1954)

Connosco desde 1999. Mestre carpinteiro, cenógrafo e maquinista. Tem trabalhado com o Teatro Plástico, Panmixia, Burbur, Visões Úteis ...

Flávio Hamilton

Actor formado em Interpretação pela Academia Contemporânea do Espectáculo. Em Cabo Verde, fez parte do grupo do Centro Cultural Português do Mindelo. Colabora com o Teatro Art’Imagem desde 2005, actor residente desde 2008. Trabalhou com o Teatro do Bolhão, Teatro das Beiras, Panimixia, Efémero e Burbur. Encenado por Rogério de Carvalho, João Branco, João Paulo Costa, Kuniaki Ida, Jorge Fraga, Natália Luiza, Fernando Moreira, entre outros. Encenador e formador do Teatro Art’Imagem desde 2012.

Daniela Pêgo

Actriz formada em interpretação pela Academia Contemporânea do Espectáculo. Frequentou a Oficina de Teatro da Maia do Teatro Art’Imagem. Fez formação com Kuniaki Ida, AluysYo Filho, Sandra Mladenovitch, António Capelo, Joana Providência, João Paulo Costa, Jorge Louraço Figueira. Encenada por Sérgio Praia, Nuno Pino Custódio, Júnior Sampaio e José Leitão. Formadora do Pé no Charco – Teatro Oficina, Escola Dramática e Musical de Milheirós da Maia, Academia Arte in Motion e Oficina Teatrinho ao Palco do Teatro Art’Imagem até à data presente. Colabora com o Teatro Art’Imagem desde 2011.

Micaela Barbosa

Actriz formada pela Universidade de Évora. Mestre em Texto Dramático pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Colaborou com Teatro Art'Imagem entre 2001 e 2004. Em Cabo-Verde leccionou Expressão Dramática e História da Arte, na Universidade Jean Piaget e Instituto Superior de Educação, e colaborou com o jornal cabo-verdiano “A Semana”, na coluna de crítica teatral. De volta a Portugal lecciona disciplinas nas áreas do Teatro e Expressão Dramática. Em 2008 volta a colaborar com Teatro Art'Imagem, onde actualmente coordena o Fundo Teatral Art’Imagem CMMaia / Biblioteca Quinta da Caverneira.

Sofia Leal

Frequentou a Licenciatura de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro, adquiriu formação nas áreas da Animação Social, Teatro, Gestão e Produção de Projectos Culturais, Gestão de Marketing e Financiamento de Organizações Culturais. Actualmente frequenta a Licenciatura de Gestão do Património da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. É membro da direcção do CENA – Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual. Entre 2007 e 2012 foi produtora executiva do ENTREtanto TEATRO e desde 2012 Coordena a Produção do Teatro Art'Imagem.

Inácio Barroso

Frequentou a Escola Superior Artística do Porto. Adquiriu também formação em informática. Colabora com o Teatro Art'Imagem desde 1998, onde executou vários objectos gráficos. Foi assistente de Produção, animador e técnico. Fez também formação na Oficina de Teatro da Maia.

Leonel Ranção

Formado em Psicologia, é Mestre pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Adquiriu várias formações na área do Teatro e Expressão Dramática, frequentou inclusive a Oficina de Teatro da Maia. É fundador do colectivo artístico Dream Metaphor. Colabora com o Teatro Art'Imagem desde 2013, onde executou vários trabalhos de fotografia e vídeo.