EQUIPA PERMANENTE DO TEATRO ART'IMAGEM

JOSÉ LEITÃO - Director Artístico e Encenador


Fundador do Teatro Art'Imagem e Fazer a Festa - Festival Internacional de Teatro e Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia. Encenador, Actor e Dramaturgista. Encenou/Adaptou textos de Shakespeare, Régio, Eça, Camilo, Homero, Sophia, Cervantes, Ruzante, António Pedro, Gil Vicente, António José da Silva, Sena, Júlio Verne, Darwich, Tolstoi, Luísa Neto Jorge, Luísa Costa Gomes, Tchalé Figueira, Pedro Eiras, Eduardo Galeano, Jorge Louraço Figueira, José Viale Moutinho entre outros. Como actor participou em todas as peças da companhia até 2001, bem como em outros grupos. Publicou os livros “O Teatro do Nosso Contentamento”, sobre as 10 edições do FITCM, “Não Matem o Mandarim - Que Relíquia”, adaptações de Eça e “Os dias Felizes do teatro” sobre a 20º edição do FITCM. Foi/ é colaborador regular da Revista Galega de Teatro e de outras revistas e jornais. Tem participado em Festivais, Feiras como programador e em colóquios na Europa, América, Ásia e África. Actor de cinema e séries televisivas. Formador teatral em associações em Portugal e França, jovens em Bona, escolas em Bristol, em centros culturais no Brasil. Em Portugal, em escolas, com jovens em risco e idosos. Dirigiu Oficinas de Teatro em vários pontos do País, no Mindelact, Cabo Verde, na Feria Teatro de Castilla/Leon, Espanha, na Bélgica, Inglaterra. É/foi membro da APTA, CPTIJ, UNIMA-P, APED, ATINJ, e outras associações teatrais, tendo exercido cargos de direcção. Formador do IEFP na área de Animação Cultural e Social e professor de Teatro e Expressão Dramática. Frequentou vários cursos e estágios de Teatro no país e no estrangeiro, com as companhias Living Theatre, Word and Action, Fool Time, Pierre Richy, Jean Luc Galmische, Tanxarina Títeres, Walfare State, Centro Dramático de Sartrouville, entre outros. Em Portugal na Fundação Calouste Gulbenkian, Göethe Institute, TNSJ, entre outros. Frequentou nos anos 90 o 1º e 2º ano do Curso Sup. Teatro da Arvore.

PEDRO CARVALHO - Director Técnico, Actor e Encenador


É director da companhia desde 1985. Realiza trabalhos como actor, encenador e gestor financeiro da companhia. Realiza, ainda, trabalhos de design de luz sob o nome artístico de Leuman Ordep, efectuando diversos trabalhos na companhia e outras estruturas e projectos. É director técnico dos festivais. Teve formação com Pierre Richy; Jean Luc Galmische; Loco Brusca. Encenado por Stephen Motren, R. Merino, Silvino Fernandes. Francisco Camacho; Empar Rosselö; Peter Michael Dietz; Rui Nunes; Ana Borges; Ana Figueira; Pedro Carvalho. João Brites; Cláudio Hochman; Carlos Curto; Bin Mason; Valentim Lemos; J. Carretas; Alan Richardson; J. Leitão. Prof de Expressão Dramática do “Animar o Associativismo” para zonas carenciadas do Porto. Actor em diversas curtas metragens realizadas por Paulo Castro; Nuno Rocha; Fred Oliveira; Pedro Magano; Luís Ismael. Formador da Oficina de Teatro Sénior. Como actor conta com apresentações em Portugal e em França, Inglaterra, Espanha, Brasil, Bélgica, Hungria, República Checa, Alemanha, Itália, Holanda, Cabo Verde. Pontualmente, colabora com outros grupos de teatro. Co-criou o projecto Noites Brancas..com Trabalhou com Alan Richardson, Alberto Magassela, António Capelo, Bin Mason, Carlos Curto, Cláudio Luchesi, Helen Cocker, Eduardo Rodriguez, F. Moreira, J. Brites, José Abreu Fonseca, J. Carretas, J. Caldas, José Leitão, J. Martins, Luís Mestre, Miguel Borines, Paulo Castro, Ricardo Alves, R. Merino, Rogério Carvalho, Valentim Lemos, Victor Valente, William Gavião.

SOFIA LEAL - Directora de Produção


Licenciada em Gestão do Património pela Escola Superior de Educação do Porto e em Línguas, Literaturas e Cultura Portuguesa na Universidade de Aveiro. Desde 2006 que se dedica à gestão e produção de projetos artísticos na área do Teatro e Festivais de cruzamentos artísticos. Atualmente é também investigadora no Instituto Politécnico do Porto através da Bolsa de investigação The Route, sobre Rotas do Património Cultural. É membro da Direção do CENA-STE Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espetáculo e do Audiovisual e tem participado em vários seminários sobre a produção e gestão cultural, financiamento das artes e de turismo cultural. Entre 2007 e 2012 foi produtora executiva do ENTREtanto TEATRO e desde 2012 Coordena a Produção do Teatro Art'Imagem

DANIELA PÊGO - Actriz, Encenadora, Produtora Executiva e Directora Artística do Maia ao Palco


Actriz formada em interpretação pela Academia Contemporânea do Espectáculo. Fez formação com Kuniaki Ida, AluysYo Filho, Sandra Mladenovitch, António Capelo, Joana Providência, João Paulo Costa, Jorge Louraço Figueira. Encenada por Sérgio Praia, Nuno Pino Custódio, Júnior Sampaio e José Leitão. Formadora do Pé no Charco – Teatro Oficina, Escola Dramática e Musical de Milheirós da Maia, Academia Arte in Motion e Oficina Teatrinho ao Palco do Teatro Art’Imagem. Encena em 2018 o espectáculo Comunitário “Sonho de uma Noite na Caverneira” e em 2020 “Desastre Nu”.  Colabora com o Teatro Art’Imagem desde 2010 onde assume também a produção executiva de Festivais como Fazer a Festa- Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude, Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia e de toda a actividade da companhia.

FLÁVIO HAMILTON - Actor, Encenador e Formador


Actor formado em Interpretação pela Academia Contemporânea do Espectáculo (ACE). Em Cabo Verde, fez parte do grupo do Centro Cultural Português do Mindelo. Colabora com o Teatro Art’Imagem desde 2005, actor residente desde 2008. Trabalhou com o Teatro do Bolhão, Teatro das Beiras, Panimixia, Efémero e Burbur. Encenado por Rogério de Carvalho, João Branco, João Paulo Costa, Kuniaki Ida, Jorge Fraga, Natália Luiza, Fernando Moreira, entre outros. Em 2018 protagonizou o filme “Os Dois Irmãos” do realizador Francisco Manso. Encenador e formador do Teatro Art’Imagem desde 2012.

MICAELA BARBOSA - Directora do Fundo Teatral


Investigadora, responsável pelo Fundo Teatral Ar’Imagem/C.M.Maia. Atualmente encontra-se bolseira de doutoramento, é mestre em Texto Dramático, pela F.Letras da Universidade do Porto e licenciada em Estudos Teatrais na Univ. Évora. Formação com Alex Capelossa, Joana Pupo, Kasia Zarem-Byrn, Edite Pessolet, Robert Steijn, Didier Callas, entre outros. Encenada por João Paulo Brito, Roberto Merino, Osvaldo Maggi, José Leitão, Pedro Carvalho, Afonso Guerreiro, entre outros. Colabora com o T Art'Imagem desde 2000 como formadora e actriz. Como docente de teatro trabalhou em várias escolas secundárias, em escolas superiores de educação, iefp e educação não formal na área do Teatro e Expressão Dramática.

JOSÉ LOPES -  Técnico de Equipamento de Espetáculo (maquinista, carpinteiro e cenógrafo)


Trabalha no Teatro Art’Imagem desde 1999. Mestre carpinteiro, cenógrafo, maquinista e responsável por todos os transportes da companhia.  Tem trabalhado ao longo destes vários anos com o Teatro Plástico, Panmixia, Burbur, Visões Úteis, Teatro Ensaio, Narrativa Ensaio, Vitor Hugo Pontes, Astro Fingido. O José Lopes é também responsável por acompanhar a montagem de todas as exposições que acontecem na Quinta da Caverneira.

FÁTIMA CARVALHO - Administrativa


Curso Complementar de Contabilidade - Na escola Secundaria Clara de Resende e Freqüência do 3º Ano do Curso de Contabilidade no ISCAP-Instituto Superior do Porto. Experiencia Profissional-de 1980 a 1982-Operadora de Caixa Supermercado,bem como serviços administrativos. de 1982 a 2008-Funções administrativas numa empresa Grafica-Classificação de documentos e respectivo lançamento em computador. Processamento de salários. Apuramento de IVA e IRS. Reconciliações Bancárias e Caixa. Desempenhei funções a título de serviço socialmente necessário no Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, I.P. (Processos de Dívidas), durante um ano, mais propriamente entre Setembro de 2009 e Setembro de 2010. Desde 2012 desempenho funções Administrativas no Teatro Art`Imagem. De 1983 a 2008 fui dirigente sindical do Sindicato das Artes Gráficas.

ANDRÉ RABAÇA - Técnico de Luz e de Audiovisual


Profissional no teatro desde 2001, integra a equipa do Teatro Art'Imagem desde 2017. Fez desenhos de luz para peças de teatro encenadas por Antonino Solmer, Daniela Pêgo, Graça P. Corrêa, Joana Craveiro, João Garcia Miguel, João de Mello Alvim, José Leitão, Nuno Correia Pinto, Paula Pedregal, Pedro Penin e Vanesa Sotelo. Fez videoplastia para peças de teatro encenadas por João de Mello Alvim, Nuno Correia Pinto, José Leitão, Daniela Pêgo, José Abreu Fonseca e Flávio Hamilton. Fez sonoplastia para peças encenadas por João de Mello Alvim e José Leitão. Em 2012 fez a direcção musical do espectáculo “E a cabeça tem de ficar?”, da Companhia de Teatro de Sintra. Desempenhou a operação técnica de espectáculos de vários outros encenadores e coreógrafos onde se destacam Jorge Listopad, Carlos Pimenta, Carlos J. Pessoa, Gisela Cañamero, Pedro Alves, João Fiadeiro, Vera Mantero, Carlota Lagido, Tiago Guedes e Francisco Camacho. De 2006 a 2016 foi director técnico do “Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultural em Sintra” coordenando as montagens dos espectáculos produzidos e programados e dos festivais organizados, com destaque para o “Dança para 4 Estações – Festival Internacional de Dança Contemporânea”, “Festival Internacional de Marionetas de Sintra” e o “Periferias - Festival Internacional de Artes Performativas”. Entre 2007 e 2013, dirigiu a montagem dos cenários criados por António Casimiro para peças da Companhia de Teatro de Sintra. Em 2014 projectou a infraestrutura técnica para o auditório da Casa do Artista na cidade da Beira, Moçambique. Em 2020 fez assistência de encenação na peça "Desastre Nu", 114ª Criação do Teatro Art'Imagem, encenada por Daniela Pêgo. 

Share by: