Maclet de Shakespeare - Peça Coral

111ª Criação (em colaboração com o Teatro do Morcego) I Estreia: 22 de Maio de 2019 - Auditório da Quinta da Caverneira

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Quisemos que esta peça manifestasse nas suas estruturas performativas e cénicas, a opção por um teatro capaz de congregar todas as artes mas em que apenas uma, a do ator, lhe predomina a essência. Às múltiplas exuberâncias e efeitos preferimos a ousadia da significação através do desempenho – e questionar o mundo e a vida e a morte com os instrumentos naturais da atuação.

A literatura pensa, sente e fala com palavras (e sílabas, ritmos, sons). A pintura com tintas, telas, pincéis. A filosofia com conceitos. A política com ambições, jogos de embuste e golpes de adaga. A ciência com hipóteses. O direito com exigibilidades. A religião com crenças, fantasias e orações. E o teatro com diferentes qualidades de presença, expressividade, movimento, voz, elocução.

Macbeth: louco assassino embriagado pelo poder. Hamlet: homem justo e capaz de ação mas incapaz de agir sem evidência ou prova. Maclet: santo poeta capaz de matar, sensível e cruel.

Tudo isto foi projetado e dito. Lançado o processo, quisemos ainda prestar homenagem ao teatro de Grotowski e Cieslak. Mereceremos nós a honra dessa vénia? Bem saberemos, dobrar o joelho?.. - José Abreu Fonseca

Texto (dito ou cantado em cena): William Shakespeare (de Hamlet e Macbeth)

Dramaturgia e Encenação: José Abreu Fonseca

Assistência de ensaios: Samuel Pascoal

Atuação: (desempenhos presentes) Carlos Martins, Flávio Hamilton e Pedro Carvalho, (desempenho prévio, integrado) Pedro Bastos, (voz off) José Abreu Fonseca, (cantigasfrase) Carlos Martins, José Abreu Fonseca, Pedro Bastos e Káká

Direção de atores: José Abreu Fonseca

Cenografia: Guilherme Fonseca (projeto e maquete do cenário e do palco)

Construção: Carlos Martins, Vítor Sousa e José Lopes Figurinos: Luísa Pinto

Desenho de luz: Pedro Carvalho

Música original: Alfredo Teixeira

Vídeo: André Rabaça

Operação técnica (luz, som e vídeo): André Rabaça

Direção técnica e de montagem cénica: Pedro Carvalho Cartaz, capa e contracapa do programa: Guilherme Fonseca

Fotografias: (do programa) André Rabaça, Guilherme Fonseca, Carlos Martins, Nicas Mesquita; (de cena) Nuno Ribeiro.

Design: Tiago Dias

Produção: Sofia Leal e Daniela Pêgo

Direção Artística do Teatro Art’Imagem: José Leitão


M/12 I 105m (aproximadamente)

Locais onde foi apresentado: Auditório da Quinta da Caverneira (Águas Santas - Maia), Casa das Artes do Porto, Teatro Garret (Póvoa de Varzim), Teatro La Fundición (Sevilha, Espanha), Teatro Guirigai (Los Santos de Maimona, Espanha), Teatro de la Estación (Saragoça, Espanha), La nave del Duende (Casar de Cáceres, Espanha), Theatro Circo (Braga), Teatro da Cerca de São Bernardo (Coimbra)

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