3ª Edição da Primavera do Teatro / 1ª Edição do Maia ao Palco

24 a 29 de Março de 2009

Primavera do Teatro 2009

É com muito prazer que realizamos mais uma Primavera do Teatro (24 a 29 de Março), a propósito das comemorações do Dia Mundial do Teatro, recheada de espectáculos teatrais, filmes e música, e que enquadrará a “Maia ao Palco”, a 1ª Mostra de Teatro de Amadores da Maia, com a participação das colectividades de índole cultural do nosso município que desenvolvem actividades no âmbito desta arte cénica, uma experiência que acreditamos que será muito positiva e gratificante e poderá servir de laboratório para uma futura organização de um “Festival de Teatro de Amadores da Maia”, que em conjunto com o “Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia”, dedicado a companhias profissionais, enriquecerá extraordinariamente a oferta de teatro no concelho.


O Presidente da Câmara Municipal da Maia,

António Gonçalves Bragança Fernandes

O Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia

Mário Nuno Alves de Sousa Neves



Tendo como inspiração o Dia Mundial do Teatro, que se comemora anualmente a 27 de Março, a Câmara Municipal da Maia, por iniciativa do seu Pelouro da Cultura e em estreita colaboração com o Teatro Art'Imagem, decidiu em 2007, promover anualmente um conjunto de actividades relacionadas com as artes performativas genericamente denominadas a Primavera do Teatro.

A Primavera do Teatro, cuja terceira edição ocorrerá de 24 a 29 de Março de 2009, apresenta em destaque e como novidade uma Mostra de Teatro de Amadores do Concelho da Maia que se intitula “Maia ao Palco”, iniciativa que pretendemos realizar anualmente.

Do programa deste ano realçamos, também, as oficinas de expressão dramática e uma sessão de cinema que se destinam aos públicos infantis e seniores.

A Primavera do Teatro pretende articular o teatro com outras formas de expressão artística, como as artes plásticas, a literatura, o vídeo e o cinema, privilegiando a formação e a sensibilização dos públicos, nomeadamente dos mais jovens e sem esquecer o público sénior, tendo como objectivo principal contribuir para o aumento da oferta cultural de qualidade no concelho.

Nesta terceira edição resta-nos desejar uma Primavera de Teatro, repleta de emoções, génio e criatividade, uma verdadeira festa para todos.



A Maia ao Palco

O Teatro Art'Imagem no seguimento de vários encontros com os grupos de teatro de amadores do concelho, e em colaboração com a Câmara Municipal da Maia decidiram realizar anualmente uma Mostra de Teatro de Amadores do Concelho denominada “Maia ao Palco”.

A primeira edição decorrerá de 24 a 29 de Março, integrada na terceira “Primavera de Teatro – Comemorações do Dia Mundial de Teatro” cujos espectáculos subirão ao palco do Grande Auditório do Fórum da Maia.

Com esta iniciativa o Teatro Art’Imagem e a Câmara Municipal da Maia pretendem valorizar e dar a conhecer ao maior número de pessoas o meritório trabalho cultural dos grupos de amadores do concelho, possibilitando, desta forma, a apresentação das suas peças na sala principal da cidade, incentivar o intercâmbio entre as várias colectividades, contribuindo para um melhor conhecimento entre os participantes.

Esta Mostra é também um espaço para confrontar experiências artísticas diversas, melhorar a qualidade das peças e escolha de novos repertórios, fomentar o espirito critico e abrir canais de debate entre os artistas, seus associados e os espectadores em geral, alargando assim, de uma forma concertada, a oferta cultural do concelho da Maia.

Nesta primeira edição da Mostra apresentam espectáculos seis grupos de teatro de amadores, havendo, desde já, contactos e interesses para participação futura de outras associações.

Uma saudação especial a todos os participantes e ao público, a quem convocamos, para assistir aos espectáculos e apreciar o talento dos artistas amadores deste concelho.

Uma Boa Primavera do Teatro!


Programação

24 de Março

10h30 - Biblioteca Municipal Dr. José Vieira de Carvalho

Oficina de Teatro para Jardins-de-infância

Brincar ao Teatro 

Teatro Art'Imagem

15h00 - Biblioteca Municipal Dr. José Vieira de Carvalho

Oficina de Teatro para público sénior

Brincar ao Teatro 

Teatro Art'Imagem

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores

Tudo à Mistura  

GRC "Flor de Pedrouços"

80 Minutos I M/12


Um espectáculo popular e divertido de teatro de revista à portuguesa. Feito para fazer rir e que inclui os seguintes quadros: Não há Violência; A Criada e o Soldado; Gregório; Palavras levam-nas o vento; Quero ir à Mamã; Princesa Cozinheira; Casal sem Casa; Poema A Casa; Sr. Prazeres e D. Consolação; Espírito Económico; Sonâmbula; Bernardo; Duque da Ribeira: Zé Desenrasca; Zé da Burra e a marcha final: Todos ao Palco.
 

Autor: Rábulas do GDR Flor de Pedrouços Adaptação: José Manuel Mato e Francisco César Encenação: Francisco César Interpretação: Ana Silva; Cláudia Pereira; Cristiana Vidal; Fábio Cristiano; Francisco César; Henriqueta; Joana Raquel; Joel Carvalho; José Manuel Matos; Juliana Jorge; Lucinda Pinheiro; Mariana Bessa; Pedro Carvalho; António José

25 de Março

15h00 - Biblioteca Municipal Dr. José Vieira de Carvalho

O Teatro vai ao Cinema

A Caixa  

de Manoel de Oliveira


A acção concentra-se nas escadinhas dum bairro pobre e conta a derradeira desventura dum velho cego a quem já por uma vez lhe roubaram a caixa de esmolas - seu ganha-pão oficializado. A filha, para além dos trabalhos de casa, afadiga-se com roupas que passa a ferro para fora. O homem, dela, um marginal desempregado como outros tantos dos seus amigos, vive às custas da caixa do cego, que agora é roubada pela segunda vez.


Realização: Manoel de Oliveira A partir da peça de Teatro com o mesmo nome do dramaturgo: Prista Monteiro

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores

Sorria está na Maia    

ACR "Os Fontineiros da Maia"

75 Minutos I M/12


Espectáculo de teatro de revista à portuguesa cujo objectivo é pôr o público rir. A trama passa por variados quadros e diversos temas que se desenrolam a partir do slogan "SORRIA, VOCÊ ESTÁ NA MAIA"! Este espectáculo é uma adaptação da revista, estreada em Fevereiro de 2006, intitulada "Fontineiros a Cantar".


Autor: Alguns retábulos de Fernando Campos Encenação: Olívia Marinho e Daniel Carvalho Interpretação: António Marinho; Cristina Neves; Daniel Carvalhos; Daniel Loureiro; Isabel Sampaio; Olívia Marinho; Patrícia Fonseca; Sérgio Moutinho; Vanessa Marinho

26 de Março

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores

Rapsódia Vicentina 

Pé no Charco - Teatro Oficina

60 Minutos I M/12


"Rapsódia Vicentina" nasceu da vontade dos jovens artistas e criadores do Pé no Charco em abordar o Pai do Teatro Português, Gil Vicente. Esta vontade traduziu-se em meses de trabalho, transpiração e talento, procurando as características tão marcantes das personagens tipo de Gil Vicente. Decidiu-se adaptar um texto já existente, trabalhando excertos dos Auto da Barca do Inferno, Auto da Índia, Auto da Lusitânia, Episódio da Mofina Mendes, Pranto da Maria Parda e Farsa de Inês Pereira, com o objectivo principal de cativar um público, a partir da máxima latina "Ridendo Castigat Mores" (a rir se criticam os costumes").
 

Autor: Gil Vicente Encenação: João Sá Interpretação: Alexandra Martins; Elsa Martins; Elsa Tavares; Isabel Barbosa; Joana Andrade; Mafalda Alves; Marta Almeida; Mónica Ribeiro; Paulo Soares; Raquel Maia; Susana Rodrigues; Valter Moreira Voz-off: Nicole Ribeiro e João Sá

27 de Março - Dia Mundial do Teatro

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores

A Casa da Bernarda Alba   

Grupo de Teatro do Instituto Cultural da Maia

50 Minutos I M/12


Peça teatral intensa, baseada unicamente à volta de Bernarda, uma mãe viúva, controladora e austera, e das suas cinco filhas obrigadas a viver dentro de casa num luto e repressão constantes. A filha mais velha, Angústias está prometida em casamento a Pepe Romano, porém Pepe encontra-se frequentemente às escondidas com a irmã mais nova da noiva, Adela. A peça desenvolve-se com os preparativos do enxoval de Angústias que fazem despoletar as confidências, tristeza, inveja e ciúme de todas as irmãs perante o destino da irmã mais velha, e com a relação secreta dos dois amantes que se vão encontrando furtivamente durante a noite, até serem descobertos...
 

Autor: Frederico Garcia Lorca Encenação: Diana Couto e Sandra Ribeiro Interpretação: Ana Maria Duarte; Cândida Correia; Conceição Guedes; Estela Nogueira; Fernanda Freitas; Filomena Guedes; Isabel Figueiredo; José Figueiredo; Laura Mora; Manuela Martins; Manuela Teixeira; Virgínia Pinto

28 de Março

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores

Concerto de Encerramento do Segundo Período   

Conservatório de Música da Maia

90 Minutos I M/4


Concerto pelos alunos do Conservatório de Música da Maia, para apresentação dos trabalhos na festa de encerramento do segundo período.

29 de Março

16h00 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores

Mini-Musical: O Rei Leão    

Escola Dramática e Musical de Milheirós Maia

15 Minutos I M/4


Mini Musical do Rei Leão que retrata uma breve passagem pela trilogia que é de todos conhecida.
Com ternura, bons momentos de comédia e muita música, esta peça musical retrata a abertura do filme com o nascimento de Simba, passando pelos cómicos amigos Timão e Pumba até à fase adulta de Simba, onde este passará a ser o Rei da Selva

 

Autora e Encenadora: Daniela Costa Interpretação: Beatriz Silva; Catarina Gonçalves; Daniela Costa; Daniela Teixeira; Diana Resende; Felicia Carvalho; Fernada Silva; Filipa Marques; Ivo Salgado; Joana Barbosa; Joana Teixeira; João Costa; Maria João Marques; Mónica Teixeira; Rúben Gonçalves; Sara Ferreira; Sara Peneda; Soraia Sousa; Teresa Silva; Zita Silva

17h00 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores

O Principezinho     

Sancti Martini - Grupo de Teatro da Associação JB

70 Minutos I M/4


Um aviador despenha-se no deserto. Lá encontra um pequeno rapazinho muito curioso, o "Principezinho" que vem de um outro planeta. A criança, com as histórias da sua viagem, dá uma lição de vida ao aviador e aos adultos.
Uma história que faz repensar os valores da vida, da amizade e do amor.
 

Autor: Antoine Saint-Exupéry Adaptação: Joana de Pinho (membro do grupo) Encenação: Carlos Frazão Técnica de Som: Patrícia Viana Interpretação: Sara Ferreira; Daniel Monteiro; Luís Pinto; Leonida Ramos; Ricardo Sousa Santos; Tânia Martins; Bruno Maia; Miguel Santos; Ricardo Costa; Rafael Vieira

Outras Actividades

04 de 28 de Março - Quinta da Caverneira

Exposição

Dia Mundial do Teatro - A nossa realidade


É a 27 de Março que se comemora o Dia Mundial do Teatro. Originário da Grécia antiga como forma de homenagem ao deus Dionísio, o teatro sempre acompanhou a evolução dos tempos e, em Portugal surge cerca do XVI, com o pai do teatro português: Gil Vicente.

06 de Março - Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho

O Teatro vai ao Cinema 

A Caixa

de Maonel de Oliveira


A acção concentra-se nas escadinhas dum bairro pobre e conta a derradeira desventura dum velho cego a quem já por uma vez lhe roubaram a caixa de esmolas - seu ganha-pão oficializado. A filha, para além dos trabalhos de casa, afadiga-se com roupas que passa a ferro para fora. O homem, dela, um marginal desempregado como outros tantos dos seus amigos, vive às custas da caixa do cego, que agora é roubada pela segunda vez.


Comunidade de Leitores “IMAGENS & LETRAS”

13 de Março - Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho

Debate 

Reflexão e debate sobre o filme: A Caixa, de Maonel de Oliveira


Comunidade de Leitores “IMAGENS & LETRAS”

23 de 29 de Março

Mensagem

Distribuição da Mensagem do Dia Mundial do Teatro de 2009

escrita por Augusto Boal – Brasil


Share by: