5ª Edição da Primavera do Teatro / 3ª Edição do Maia ao Palco

22 a 27 de Março 2011

Primavera do Teatro 2011

Tendo como inspiração o Dia Mundial do Teatro, que se comemora anualmente a 27 de Março, a Câmara Municipal da Maia, por iniciativa do seu Pelouro da Cultura e em estreita colaboração com o Teatro Art'Imagem, decidiu em 2007, promover anualmente um conjunto de actividades relacionadas com as artes performativas genericamente denominadas Primavera do Teatro.

A Primavera do Teatro, cuja quinta edição decorrerá de 22 a 27 de Março de 2011, apresenta a terceira edição da Mostra de Teatro de Amadores do Concelho da Maia que se intitula “Maia ao Palco”, bem como oficinas de expressão dramática para crianças e um pequeno ciclo de cinema intitulado “O Cinema e a Literatura”.

Em destaque assinala-se a realização das Jornadas de Reflexão Teatral Luso-Galaicas – “O Cómico da Maia e a Mostra de Teatro de Cangas” (Dois Festivais de Teatro e as Relações Culturais Norte de Portugal/Galiza), com a participação de entidades, companhias, festivais e artistas de ambos os lados do rio Minho.

A Primavera do Teatro pretende, tal como o Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia, a Oficina de Teatro da Maia, a Oficina de Teatro Sénior e a programação teatral do Auditório da Quinta da Caverneira, contribuir para a oferta cultural de qualidade do concelho no domínio das artes de palco, privilegiando a formação e a sensibilização dos públicos, nomeadamente dos mais jovens e, sem esquecer o público sénior e a comunidade em geral, tendo como objectivo principal contribuir para a participação activa dos munícipes na vida cultural do concelho.

Nesta quinta edição resta-nos desejar uma Primavera de Teatro repleta de emoções, génio e criatividade, uma verdadeira festa para todos.


O Presidente da Câmara Municipal da Maia,

António Gonçalves Bragança Fernandes

O Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia

Mário Nuno Alves de Sousa Neves

Director do Teatro Art’Imagem

José Leitão


 

 A Maia ao Palco

A Câmara Municipal da Maia no seguimento de vários encontros com os grupos de teatro de amadores do concelho e em colaboração com o Teatro Art’Imagem, decidiram em 2009 realizar anualmente uma Mostra de Teatro de Amadores do Concelho denominada “Maia ao Palco”

Nas duas primeiras edições, integradas na “Primavera de Teatro – Comemorações do Dia Mundial de Teatro”, participaram vários grupos do concelho que no Fórum da Maia e no cinema Venepor apresentaram os seus espectáculos para mais de um milhar de espectadores em cada edição.

Com esta Mostra a Câmara Municipal da Maia e o Teatro Art’Imagem pretendem valorizar e dar a conhecer ao maior número de pessoas o meritório trabalho cultural das associações do município, possibilitando, desta forma, a apresentação das suas peças nas salas principais da cidade, incentivar o intercâmbio entre as várias colectividades, contribuindo para um melhor conhecimento entre os participantes.

Pela primeira vez, este ano, integram a Mostra a já conhecida Oficina de Teatro da Maia e a nóvel Oficina de Teatro Sénior, a primeira com uma aula aberta e a segunda com um exercício-espectáculo em estreia.

A “Maia ao Palco” é também um espaço para confrontar experiências artísticas diversas, melhorar a qualidade das peças e escolha de novos repertórios, fomentar o espirito crítico e abrir canais de debate entre os artistasamadores, seus associados e os espectadores em geral, alargando assim, de uma forma concertada, a oferta cultural do concelho da Maia.

Uma saudação especial a todos os participantes e ao público, a quem convocamos, para assistir aos espectáculos e apreciar o talento dos artistas deste concelho.

Um Boa Primavera do Teatro!

Viva a “Maia ao Palco”!

Teatro Art’Imagem

Programação

22 de Março

14h30 - Biblioteca Municipal Dr. José Vieira de Carvalho

Oficina de Teatro para Jardins-de-infância

Brincar ao Teatro 

Teatro Art'Imagem

23 de Março

14h30 - Biblioteca Municipal Dr. José Vieira de Carvalho

Oficina de Teatro para Jardins-de-infância

Brincar ao Teatro 

Teatro Art'Imagem

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Aula Aberta

Oficina de Teatro da Maia

Teatro Art'Imagem

60 Minutos I M/14

24 de Março

14h30 - Biblioteca Municipal Dr. José Vieira de Carvalho

Cinema e Literatura

Filme: A Costa dos Murmúrios 

de Margarida Cardoso

115 Minutos I M/12


Este filme de Margarida Cardoso é uma obra em tudo sólida e consistente: no trabalho da produção, na reconstituição histórica, na interpretação, na fotografia, na banda sonora (com uma bela composição de Bernardo Sassetti). É uma belíssima obra. E, para primeiro filme de ficção, um assombro. - Eduardo Prado Coelho, Jornal O Público


No final dos anos 60, Evita chega a Moçambique para casar com Luís, um estudante de matemática que ali cumpre o serviço militar. Evita rapidamente se apercebe que Luís já não é o mesmo e que, perturbado pela guerra, se transformou num triste imitador do seu capitão, Forza Leal. Os homens partem para uma grande operação militar no norte. Evita fica sozinha e, no desespero de tentar compreender o que modificou Luís, procura a companhia de Helena, a mulher de Forza Leal. Submissa e humilhada, Helena é prisioneira na sua casa onde cumpre uma promessa. É ela quem revela o lado negro de Luís... Perdida num mundo que não é o seu, Evita apercebe-se da violência de um tempo colonial à beira do fim.
UM TEMPO DE GUERRA, DE PERDA E DE CULPA.


Realização: Margarida Cardoso Interpretação: José Airosa, Beatriz Batarda, Carla Bolito, Dinarte Branco, Monica Calle, Filipe Duarte, Sandra Faleiro, Custódia Galego, João Lagarto, Fernando Luís, Adriano Luz

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores

Sepúlcro Poético 

Sancti Martini – Grupo de Teatro da Associação Juventude Barcarense

90 Minutos I M/12


Uma história trágico-dramática que alimenta os espíritos de todos os que acreditam na amizade entre um grupo de jovens adolescentes. O sonho que se persegue, a realidade vil e cruel que transforma a esperança em desânimo e resignação.
Doce existir poético que luta pela sobrevivência!


Autor: Tom Schulman Tradução: Bruno Cunha Encenação: Bruno Cunha Outros Criativos: Bruno Maia; Ricardo Ayres; Patrícia Pereira Elenco: Ana Doro; Ana Lourenço; Ana Soares; Célia Lopes; Luís Pinto; Maria Guedes; Ricardo Ayres; Rita Doro; Rute Oliveira

25 de Março

14h30 - Biblioteca Municipal Dr. José Vieira de Carvalho

Cinema e Literatura

Filme: O Delfim

de Fernando Lopes

83 Minutos I M/12

Portugal, finais dos anos 60. Tomás Palma Bravo (Rogério Samora), o Delfim, o Infante, é o herdeiro de um mundo em decomposição. É ele o dono da Lagoa, da Gafeira, de Maria das Mercês (Alexandra Lencastre), sua mulher infecunda, de Domingos, seu criado preto e maneta, de um mastim e de um “Jaguar E”, que o leva da Gafeira a Lisboa e às putas.
Um caçador, detective e narrador, que todos os anos volta à Lagoa para caçar patos-reais, descobre, um ano depois, que Domingos apareceu morto na cama do casal Palma Bravo e que Maria das Mercês apareceu a boiar na Lagoa.
Quanto a Tomás Palma Bravo e ao mastim, dizem-lhe que desapareceram sem deixar rasto. E que da neblina da Lagoa se ouvem agora misteriosos latidos.


Realização: Fernando Lopes Interpretação: Rogério Samora, Alexandra Lencastre, Rui Morrison, Joaquim Leitão

15h00 - Pequeno Auditório do Fórum da Maia

Debate

Jornadas de Reflexão Teatral Luso-Galaicas: O Cómico da Maia e a Mostra de Teatro de Cangas

Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia 

240 Minutos


Temas em debate:


1. Relação e Historial dos dois festivais

a) Suas estruturas de criação e produção

b) A presença de companhias dos dois lados do Minho

c) Aprofundamento dos conceitos “cómico” e “festivo”.

 

2. Relações Teatrais Norte de Portugal/Galiza

a) O historial e a situação actual

b) Relação e informação sobre entidades públicas e privadas existentes e estratégias para melhorar o trabalho de cooperação

c) Festivais, companhias e estruturas teatrais destas regiões e seu relacionamento
d) O português e o galego ou o português “galego” e o galego “português” e /ou a proximidade geográfico –cultural como plataformas imediatas de aproximação teatral.
 
3. As Autarquias e o estado no desenvolvimento das relações culturais da duas regiões.


Organização: Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia Coordenação: José Leitão (Director Artístico do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia) Colaboração: Teatro Art´Imagem

Apoio: Anton Lamapereira – Coordenador da Mostra Internacional de Teatro Cómico e Festivo de Cangas do Morrazo) e RGT – Revista Galega de Teatro

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores

Ruas de Cinzas 

Grupo de Teatro da Escola Dramática e Musical de Milhéiros-Maia

90 Minutos I M/16


Almas que falam em tons de silêncio, reviver lembranças nos mínimos detalhes. sujeitámo-nos à lei dos Homens que não está vinculada à lei da consciência. Esperamos numa sala qualquer para que nos ouçam, despimos as vestes de pânico ao gritar a LIBERDADE. Finalmente chegou o fim, fomos tocados com cinzas.


Encenação: Daniela Pêgo Sonoplastia: Daniela Costa Técnico luz: José Manuel Nunes Técnico som: Mafalda Banquart Elenco: Cristiana Falcão; Diana Resende; Hélder Fernandes; Hugo Olim; Ana Isabel Gomes; Maria João Monteiro; Mónica Magalhães; Soraia Sousa

26 de Março

10h30 - Pequeno Auditório do Fórum da Maia

Debate

Jornadas de Reflexão Teatral Luso-Galaicas: O Cómico da Maia e a Mostra de Teatro de Cangas

Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia 

180 Minutos


Temas em debate:


1. Relação e Historial dos dois festivais

a) Suas estruturas de criação e produção

b) A presença de companhias dos dois lados do Minho

c) Aprofundamento dos conceitos “cómico” e “festivo”.

 

2. Relações Teatrais Norte de Portugal/Galiza

a) O historial e a situação actual

b) Relação e informação sobre entidades públicas e privadas existentes e estratégias para melhorar o trabalho de cooperação

c) Festivais, companhias e estruturas teatrais destas regiões e seu relacionamento
d) O português e o galego ou o português “galego” e o galego “português” e /ou a proximidade geográfico –cultural como plataformas imediatas de aproximação teatral.
 
3. As Autarquias e o estado no desenvolvimento das relações culturais da duas regiões.


Organização: Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia Coordenação: José Leitão (Director Artístico do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia) Colaboração: Teatro Art´Imagem

Apoio: Anton Lamapereira – Coordenador da Mostra Internacional de Teatro Cómico e Festivo de Cangas do Morrazo) e RGT – Revista Galega de Teatro

16h00 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores

Ao Mínimo Absurdo 

Pé no Charco – Teatro Oficina 

70 Minutos I M/6


Num comboio mágico que percorre mundos: meninos que rompem a lua à pedrada, leões com dentaduras postiças, esqueletos que conversam no cemitério, incómodos por um simples trapo triangular, pedaços que se perdem … são no total 22 histórias mínimas, brevíssimas pinceladas escritas com particular humor e inteligência em que o quotidiano se torna absurdo e o absurdo o espelho do quotidiano.


A partir do texto “Histórias Mínimas” de: Javier Tomeo Adaptação dramatúrgica e encenação: Mário Sá Assistência encenação: Joana Andrade Figurinos: Centro Dramático de Viana Adereços: António Vieira Edição e operação de vídeo: Márcio Paranhos Fotografia: Paula Machado Elenco: Angélica Paixão; Augusto Campos; Beatriz Romano; Catarina Maio Nunes; Eduardo Carvalho; Fernanda Ribeiro Costa; Hélia Cerqueira; Luísa Costa; Johnny Almeida; Manuel Figueirinha; Marisa Queirós; Marta Santos; Marta Silva

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores

Pedrouços no Palco 

Grupo Dramático e Recreativo Flor de Pedrouços

90 Minutos I M/12


Uma peça à Portuguesa com rábulas muito interessantes...


Autor: Fernando Marques e Emídio Castro Encenação: José Manuel Matos Outros Criativos: Jorge Silva, Vitor Fernandes Elenco: Fábio Madureira; Fábio Matos; Francisco César; Henriqueta; Joana; Joel; José Matos; José Valente; Lara; Mariana; Mónica; Patricia; Patricia M

27 de Março - Dia Mundial do Teatro

16h00 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores

Vêm aí os Mascarados 

O Fantocheiro - Grupo de Teatro

60 Minutos I M/6


O espectáculo sugere uma viagem dos primórdios da humanidade aos nossos dias: humanóides, feiticeiros, máscaras gregas, teatro vicentino, commedia dell’art, teatro nôh, palhaços e máscaras brancas sucedem-se em 11 quadros cénicos variados e diversificados onde se trabalha, de uma forma necessariamente sucinta, estas diferentes formas teatrais que têm um denominador comum – a MÁSCARA.


Autor e encenador: Rogério Ribeiro Outros criativos: Emanuel Marques, Daria Almeida, Júlio Carvalho e Miguel Oliveira Técnico: Fernando Ribeiro Elenco: Ana Sofia; Bruna Baltazar; Catarina Maia; Inês Melo e Castro; Maria Inês Ribeiro

17h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores

Os Oito Ofícios   

Oficina de Teatro Sénior - Teatro Art'Imagem

30 Minutos I M/6


Este pequeno exercício procura levar para o palco memórias de tempos ido, fazendo um desfile de oito profissões que já não existem, ou estão quase a desaparecer nos tempos de hoje: o sapateiro, o guarda-soleiro, o vendedor da banha da cobra, a varina, o ardina, o vendedor de castanhas, o vendedor de pão e o azeiteiro. Escolhemos estas personagens pela sua teatralidade iminente assim como pelo facto de serem presença na memórias dos nossos actores e considerarmos ser uma forma de mostrar ao público pequenos quadros vivos de imagens que tendem a desaparecer do universo dos mais jovens. Durante vinte sessões realizaram-se improvisações, escrita de pequenos diálogos e principalmente a mistura de várias artes: a música, a poesia, a anedota que cada elemento da oficina trouxe para o grupo.

 
Encenação: Micaela Barbosa Desenho de luz: Leunam Ordep Elenco: Adozinda Quadrado; Adelino Torres; Álvario Sousa; Madalena Oliveira; Manuel Pimenta; Maria José Carvalho; José Carlos Martins; Julieta Ribeiro

Outras Actividades

22 de 27 de Março

Mensagem

Distribuição da Mensagem do Dia Mundial do Teatro de 2011

escrita por Jessica Atwooki Kaahwa – Uganda


Share by: