PRIMAVERA DO TEATRO MAIA AO PALCO - MOSTRA DE TEATRO DE AMADORES
Em 2007, tendo como inspiração o Dia Mundial do Teatro, que se comemora a 27 de Março, o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia e o Teatro Art´Imagem decidiram promover anualmente um conjunto de actividades culturais denominadas Primavera do Teatro - Comemorações do Dia Mundial do Teatro. Os seus objectivos principais são articular o Teatro e Artes de Palco com outras formas de expressão artística, as Artes Plásticas, Literatura, o Vídeo e o Cinema, privilegiando a formação e a sensibilização de diversas camadas de público, nomeadamente as crianças e os jovens, sem esquecer os seus seniores e a comunidade em geral, para a importância da Cultura, o seu usufruto e participação activa na vida do seu município, conquistando-se novos públicos e promovendo outras práticas e melhores formas do exercício de uma cidadania plena e partilhada. Entretanto, em 2009, no seguimento de vários encontros com os grupos de teatro de amadores do concelho, as mesmas entidades decidiram integrar na Primavera de Teatro a realização anual de um encontro de grupos de teatro de amadores do concelho, a que deram o nome de Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores. Esta iniciativa pretende valorizar e dar a conhecer ao maior número de pessoas o meritório trabalho cultural das associações e grupos de teatro amadores do concelho, possibilitando, desta forma, a apresentação das suas peças na sala principal da cidade, incentivar o intercâmbio entre as várias colectividades e contribuir para um melhor conhecimento entre todos os participantes. Esta Mostra é também um espaço para confrontar experiências artísticas diversas, melhorar a qualidade do trabalho artístico- teatral, a escolha de novos repertórios, fomentar o espirito critico e abrir canais de debate entre os artistas, seus associados e os espectadores em geral, alargando assim, de uma forma concertada, a oferta cultural do concelho da Maia. Assim se completa uma iniciativa que já acontece há 14 anos, juntando no mesmo encontro uma programação para os munícipes individualmente e para as Associações Culturais e Recreativas que fazem regularmente Teatro. Uns e outros encontrar-se-ão umas vezes como espectadores ou formandos e formadores e outros em palco como artistas, apresentando as suas próprias peças.
Mário Nuno Neves, Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia
José Leitão, Director Artístico do Teatro Art´Imagem
A Mostra de Teatro contará com a presença de 5 associações culturais do concelho e a Oficina de Teatro da Maia. Este ano, os grupos voltam a apostar em espectáculos com novas dramaturgias e autores universais. Esta escolha permite que o trabalho dos grupos se torne alargado, incluindo a escrita dramática e o reconhecimento de autores que nos deixaram obras de excelência. Além da interpretação e encenação, os grupos têm vindo, de ano para ano, a desenvolver um trabalho artístico mais aprofundado, o que lhes permite um aperfeiçoamento das várias áreas que se cruzam neste grande palco, que é o teatro. Desde o trabalho sobre figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia.
A programação inicia-se com a companhia Pé no Charco, levando a cena um texto de Molière, “De Duende a Grande Imaginário”, com adaptação e tradução de Elza Martins e Manuela Styliano. Segue-se a estreia de um novo grupo da Mostra, TEA’MARE, que nos traz uma dramaturgia original de Nádia Passos, que assina também a encenação do espectáculo. Na Sexta feira, damos palco aos mais novos, inserindo na programação, às 21h00, uma performance do Grupo Infantil da Escola Dramática de Milheirós da Maia, que nos leva numa viagem a partir de textos de Vicente Sanches, numa forma de exercício teatral que se apresenta pela primeira na Mostra e, às 21h30, é tempo de receber novamente no Grande Auditório do Fórum da Maia a Cia Fontineiros da Maia, com um espectáculo feito pelo grupo infanto-juvenil, de autoria do encenador, Ricardo Mazzei, e dos alunos que fazem parte deste espectáculo. Na sequência das dramaturgias originais, seguimos a programação, no sábado, com o Grupo de Adultos da Cia Fontineiros da Maia, que nos traz um espectáculo centrado na discussão de valores fundamentais, levantando o pensamento acerca dos caminhos que queremos e devemos percorrer. O Grupo de Teatro ICM apresenta-nos, no domingo pelas 16h00, um texto do afamado autor russo Nikolai Gógol “O Casamento”: um clássico que discute os valores do matrimónio. Para terminar a programação da Mostra, na segunda-feira, dia 27 de Março (Dia Mundial do Teatro), a Oficina de Teatro da Maia fará uma apresentação do trabalho que está a desenvolver este ano no Auditório da Quinta da Caverneira, em torno dos textos elaborados pela Oficina de Dramturgia que ocorreu no início deste ano.
Em paralelo com a Mostra de Teatro, a programação da Primavera do Teatro contribuirá com iniciativas de expressões artísticas distintas, criando um ambiente multidisciplinar simbiótico e complementar, pois todas as artes se contaminam mutuamente. Contará com o “O Cinema vai ao Teatro”, dando a conhecer um filme onde um dos actores da Companhia Teatro Art´Imagem, Flávio Hamilton, participa e pelo qual foi galardoado com o prémio de melhor actor principal pela GDA. Este filme é realizado por Francisco Manso e conta-nos uma história verídica sobre um conflito entre leis actuais e leis ancestrais e como elas podem colocar em causa a humanidade dentro de uma família e de um lugar. Na “Hora do Conto”, uma leitura interpretada para crianças e jovens, vão ser lidos dois contos, “Bambo” e “Ladino”, de “Bichos”, de Miguel Torga. Ambos os contos nos trazem personagens animais que nos falam sobre o ser humano e tudo o que o rodeia, sobre a importância da amizade, do olhar o outro, da percepção do ser e das relações entre pessoas. Depois de lidos os contos, o público terá a possibilidade de, através do desenho/pintura, nos contar outra vez e pelos seus olhos estas duas histórias.
No decorrer de toda a programação, estarão novamente expostos os cartazes de todas as edições da Primavera do Teatro/Maia ao Palco: um olhar sobre o passado, uma visão do presente e o poder de imaginar um futuro.
Fechando com chave de ouro e em comemoração do Teatro, irá ser feita a leitura da Mensagem do Dia Mundial de Teatro pelos formandos da Oficina de Teatro da Maia. A XVI edição da Primavera do Teatro e a XIV edição do Maia ao Palco – Mostra de Teatro de Amadores do concelho da Maia continua a ser um espaço para confrontar experiências artísticas diversas, melhorar e promover a qualidade artística dos grupos de teatro amador do concelho.
Uma saudação especial a todos os participantes e ao público, a quem convidamos, para assistir aos espectáculos e apreciar o talento dos artistas deste concelho. Viva o Teatro e Viva a Maia!
Daniela Pêgo e Zé Pedro - Teatro Art’Imagem
Primavera do Teatro - O Cinema vai ao Teatro
Os dois irmãos
M/12 I 93 minutos I Entrada Gratuita
“Os Dois Irmãos” inspira-se numa história verídica. André, caboverdiano emigrante em Lisboa, recebe uma carta do pai a dizer-lhe que João, o seu irmão mais novo, se tinha envolvido com a sua mulher e a exigir-lhe que regresse para que limpe a desonra que tinha caído sobre a família. A pressão do pai e da própria aldeia vai constituir uma terrível força que o leva a matar o irmão, por quem tinha enorme amizade e ternura. Um conflito entre as leis atuais e uma lei ancestral não escrita, mas aceite pela comunidade, talvez até mais poderosa.
Realização Francisco Manso a partir da obra de Germano de Almeida
Elenco
Adalberto Varela,
Agnelo Duarte,
Alexandre Soares,
Che Gonçalves,
Cláudio Correia,
Dulce Sequeira,
Flávio Hamilton,
Gil Moreira,
Janeth Tavares,
João Paulo Brito,
Leonel Varela,
Luciano Gonçalves,
Manuel Estevão,
Raquel Monteiro,
Sandro Gomes Adaptação
José Fanha Autor da Obra Original
Germano de Almeida Co-Produção
Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas do GCV Diálogos José Fanha Fotografia
José António Loureiro
Guião
José Fanha Montagem
José Diogo Ferreira Música
Bitori Nha Bibinha,
Luís Cília,
Batucadeiras Terrero dos Orgãos Produção
Take 2000
Produtor José Mazeda
Maia ao Palco
De doente a médico imaginário
Pé no Charco
M/6 I 70 minutos I Entrada Gratuita
Argan um velho avarento com a mania das doenças, quer casar a sua filha Angélica com um médico, para ter receitas gratuitas. Ama muito sua segunda esposa que é amante da notária. Estas preparam um golpe para tirar toda a fortuna. Nieta e Beralda, irmã do hipocondríaco, desmascaram a esposa desonesta, permitindo que menina case com o seu amado!
Autor
Molière
Adaptação/Tradução
Elza Martins e Manuela Styliano Encenação
Elza Martins Interpretação
Daniel Gavina, Helena Almeida, Ana Gigante, Alda Maria, Sofia Gomes, Eduardo Carvalho, Luiza Romano, Rui Melo, Carlos Santos, Adriana Marques, Benedita Loureiro e Manuela Styliano Técnico de Luz
Rodrigo Feiteira
Maia ao Palco
A greve do amor
Tea'mare
M/6 I 50 minutos I Entrada Gratuita
No planeta dos sentimentos, o Amor sente-se incompreendido e desvalorizado pelos habitantes do planeta Terra, tomando por isso, a decisão de fazer Greve. Os outros sentimentos, percebendo as repercussões que tal ato possa ter no nosso planeta, fazem de tudo para demover o amigo desta ideia e salvar a humanidade.
Autora
Nádia Passos
Encenação
Nádia Passos Interpetação
Ana Moreira, Cecilia Marques, Inês Teixeira, Isabel Graciano, Maria Fernandes, Rogério Costa, Susana Soares, Filipe Sousa, Manuel Arede, Rafael Ferreira e Santiago Faria Técnicos de luz e som
Pedro Gomes e João Alves
Maia ao Palco
Fragmentos
Grupo Infantil da EDMMM
M/6 I 20 minutos I Entrada Gratuita
Após explorar vários excertos de obras distintas, os alunos começaram a aprofundar algumas personagens, os seus tiques, jeitos e trejeitos e sua densidade emocional. Assim foram nascendo estes pequenos fragmentos onde as personagens se vão cruzando.
Autor
a partir de textos de Vicente Sanches
Encenação
Sandra Ribeiro
Interpretação
Alice, Diana, Filippe Silva, Inês Ribeiro da Silva, Helena Bastos e Sara Oliveira
Maia ao Palco
Flopy, a vampira boazinha
Escola de Teatro dos Fontineiros da Maia
M/6 I 30 minutos I Entrada Gratuita
Flopy é uma vampira que não consegue ser má. Frequenta a Escola das Maldades e é gozada pelos colegas (vampiros, bruxas, etc). É o desgosto da família e só se relaciona bem com quem é bom. Muitas personagens e tramas irão intervir ao longo do texto para um final conciliador.
Autor Ricardo Mazzei com a colaboração dos atores da Turma 2 de Teatro da Cia de Teatro dos Fontineiros da Maia Encenação
Ricardo Mazzei
Interpretação
Camila Fernandes, Clara Fernandes , Diogo Figueirinha , Filipa Ferraz, Filipa Pimenta, Gabriel Lobo , Gonçalo Rodrigues , Henrique Pimenta, Isabel Ribeiro , João Oliveira, Luís Teixeira e Maria Beatriz Gonçalves, Maria Inês Costa , Maria Inês Soares , Maria Lopes , Maria Mota , Mariana Dias , Mariana Nunes, Matilde Rubim Rocha , Pedro Teixeira e Rita Carvalho
Primavera do Teatro - Hora do Conto
"Bambo" e "Ladino" em "Bichos"
de Miguel Torga
Teatro Art´Imagem e Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho
30 minutos I Entrada Gratuita
"Bambo" e "Ladino" são dois contos da obra "Bichos" do grande autor Miguel Torga. "Bambo" conta-nos que através do nascimento de uma amizade entre um camponês, o tio Arruda, e um sapo, Bambo - vemos que a amizade é sempre possível com toda a gente e apesar das diferenças que possam existir. Diz-nos que o ser humano não se conhece a si mesmo e que tem que descobrir a sua própria personalidade - “Cada um de nós é um enigma, que a maior parte das vezes fica por decifrar.” É importante as pessoas aprenderem a lidar com a diferença, para que não a aniquilem. "Ladino" mostra-nos que precisamos de estar atentos ao e a quem nos rodeia. Na nossa sociedade há que ter cuidado com os egoístas, os hipócritas, os cínicos, os oportunistas. Nas aparências inocentes, escondem-se por vezes feios caracteres. É necessário não olhar apenas o seu umbigo e não passar por cima dos outros sem escrúpulos: "primeiro eu, segundo eu, terceiro eu".
Depois das leituras, os participantes podem contar estas mesmas histórias à sua maneira numa tela onde as cores ganham vida através do desenho e da pintura.
Leitura
Flávio Hamilton (actor do Teatro Art´Imagem)
Maia ao Palco
O julgamento
Escola de Teatro dos Fontineiros da Maia
M/12 I 20 minutos I Entrada Gratuita
Num mundo onde os valores muitas vezes são deturpados e ficamos sem saber o que supostamente seria o certo e o errado encontramos neste texto um surreal julgamento (ou não) onde as personagens são apenas as faces mais visíveis desta inversão. A superficialidade do imediato ganha aqui contornos que, apesar de toda a ridicularidade que se salta à vista do espectador, faz-nos pensar no rumo que queremos ou devemos seguir.
Autor
Ricardo Mazzei
Encenação
Ricardo Mazzei Interpretação
Francisco Rocha, Carolina Ribeiro, Lara Carvalho, Dinis Domingues, Mateus Lemos, Diego Lemos, Inês Oliveira, Anabela Moreira, Hélder Lemos e Rita Rocha
Maia ao Palco
O casamento
ICM - Instituto Cultural da Maia
M/12 I 50 minutos I Entrada Gratuita
Duas tias querem que o seu sobrinho se case a qualquer preço. O homem já tem alguma idade e é um indolente e um verdadeiro poltrão. A muito custo acaba por ir conhecer a jovem Agafia, no mesmo dia em que se encontram, na casa da moça, vários pretendentes que uma hábil casamenteira lhe arranjou.
Autor
Nikolai Gógol Tradução/Adaptação
Orlando Neves Encenação
Sandra Ribeiro Interpretação
Ana Maria Maia, Adriano Santos , Cândida Correia, Conceição Silva, Eurico Ladeira, Filomena Guedes, Iolanda Carvalho, Manuel Alves da mota e Noémia Lavandeira
Maia ao Palco
O rato e os muros (Trabalho em processo/Ensaio aberto)
Oficina de Teatro da Maia
M/12 I 75 minutos I Entrada Gratuita
A Oficina de Teatro da Maia deste ano debruça-se textos elaborados pelos participantes da Oficina de Dramaturgia que ocorreu no início deste ano. Um espectro que vai do sagrado ao profano e subverte os padrões canónicos a partir de provocações que estimulam e ampliam nossas perspectivas sobre as fronteiras da arte e da vida.
Encenação
Miguel Hernandez
Dramaturgia
elaborada pela Oficina de Dramaturgia:
Bruno Maia, Cândida Moreira, Fátima Lemos, Mariana Macedo e Maria Fernanda Rodrigues
Interpretação
Formandos da Oficina de Teatro da Maia: Adozinda Gomes, Ana Costa, Bruno Maia, Cidália Fernandes, Fátima Lemos, Fernanda Carvalho, Fernanda Nóbrega, Francisca Picarote, Helena Barbosa, Inês Reis, Maria Inês Rocha, Maria José Santos, Natércia Fernandes, Sérgio Veludo Coelho e Teresa Queirós
Primavera do Teatro
Leitura da mensagem do dia mundial do teatro
Oficina de Teatro da Maia/Teatro Art´Imagem
30 minutos I Entrada Gratuita
Momento de Leitura pelos formandos da Oficina de Teatro da Maia, da Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2023
Exposição
Cartazes de todas as edições da Primavera do Teatro/Maia ao Palco
Contactos:
Câmara Municipal da Maia Pelouro da Cultura
Fórum da Maia
Rua Engenheiro Duarte Pacheco, 131
4470-174 Maia
Telefone: 22 940 86 43 | Fax: 22 944 06 33
cultura@cm-maia.pt facebook.com/culturamaia
Teatro Art´Imagem
Avenida Pastor Joaquim Eduardo Machado
4425 – 253 Águas-Santas – Maia
Telefone: 22 208 40 14 | 91 76 91 753 | 91 08 18 719
teatroartimagem@teatroartimagem.org
facebook.com/teatroartimagem
Uma iniciativa do Teatro Art´Imagem em colaboração com a Câmara Municipal da Maia
Direção Artística José Leitão
Direção Técnica Pedro Carvalho
Coordenação de Programação Daniela Pêgo
Produção Sofia Leal e Daniela Pêgo
Apoio à Produção Zé Pedro, Flávio Hamilton e Beatriz Augusto
Apoio à Montagem José Lopes e Pedro Leitão
Luz e Som André Rabaça
Fotografia Nuno Ribeiro
Design Gráfico Tiago Dias
Apoio técnico e logístico dos Funcionários da Câmara Municipal da Maia